domingo, 17 de outubro de 2010

O mago da gaita ponto


Toques precisos e ao mesmo tempo suaves, uma habilidade única na medida em que sua timidez comparável ao de guri iniciante vai aos poucos se dissolvendo junto a cada nota. Estamos referindo-se ao Mago da Gaita, Renato Borghetti.



Dono de um talento incomparável, ele viaja pelo mundo com sua gaita ponto e conquista admiradores de um instrumento folclórico e símbolo do Rio Grande do Sul. Borghettinho assim chamado pelos gaúchos, começou na música aos dez anos de idade, quando na ocasião ganhou do seu pai uma gaita ponto e a partir deste momento não parou mais.



Em 1984, aos 21 anos, gravou seu primeiro disco denominado Gaita Ponto, e atingiu um feito histórico: o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar um disco de ouro, vendeu mais de 100 mil cópias.

Ao longo de sua carreira lançou mais de 20 discos e já se apresentou em: Paris, Nova Iorque, Suíça, Alemanha, Holanda, Áustria e muitos outros, além de viajar de norte a sul o Brasil.

"A música é universal. Onde eu vou estou sempre bem acompanhado, a minha gaita" ressalta.

A gravação no Raízes do Sul durou cerca de 40 minutos, tempo suficiente para todos apreciarem a beleza de cada som da sua gaita ponto branca. Leveza, calma e tranquilidade marcam a apresentação de Renato Borghetti no programa.




Logo que saiu do estúdio, ele foi surpreendido com imagens de uma de suas primeiras apresentações, em 1980, durante a Coxilha Nativista de número 01 em Cruz Alta. "Filho vem cá, olha isso, eu jamais imaginaria rever essa apresentação. Eu tinha recém completado 17 anos." emocionado ao assistir a gravação da música: Bailanta do Tio Flor, onde participou ao lado de Élton Saldanha e João de Almeida Neto.

Borghettinho até o final deste ano irá fazer apresentações aqui no Brasil e a partir de março de 2011 começará uma nova turnê pela Europa.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Atrações


Neste domingo, dia 17 de Outubro, o programa Raízes do Sul contará com duas grandes atrações: Mano Lima e Renato Borghetti. Estilos diferentes, mas o mesmo sentimento pela cultura gaúcha.


O Raízes começa a partir das 9 da manhã /hora de Brasília. É importante avisar que neste domingo inicia o horário de verão. ATENÇÃO TELESPECTADORES: das regiões do norte e nordeste do Brasil, fiquem atentos, pois o programa irá iniciar em algumas localidades às 7 horas da manhã.

Esperamos vocês!

Um Símbolo Gaúcho


Um verdadeiro símbolo da cultura gaúcha. Aos 77 anos de idade, Telmo de Lima Freitas esbanja vitalidade e disposição para conversar.
Tio Telmo, assim chamado pelos seus companheiros de trabalho e também admiradores da sua obra, dedica mais da metade da sua vida a pesquisar à nossa cultura.

"Eu sempre gostei do universo gaúcho, afinal foi aqui onde eu nasci e por isso tenho o dever de saber e procurar sobre o nosso povo" ressalta.



Ele começou a cantar aos 14 anos de idade quando integrou o grupo Quarteto Gaúcho, já na década de 50 apresentou um programa de rádio na cidade de São Borja, sua terra natal, e no início da década de 70 gravou seu primeiro disco: O Canto de Telmo de Lima Freitas.

De lá para cá não parou, gravou mais discos e participou de inúmeros Festivais de Música, e compôs grandes clássicos do cancioneiro gaúcho: Esquilador - premiado em 1979 com o troféu Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa de Uruguiana. "A Califórnia foi o primeiro festival da nossa música para o grande público, participei das primeiras 11 edições. Os Festivais têm um papel fundamental para o músico: ele projeta, divulga e abriga a nossa obra" afirma.




Quem pensa que a idade é algum empecilho para Tio Telmo, se enganou, ele procura participar de eventos e desfiles farroupilhas. Em 2009, ele foi convidado para ser Patrono da Semana Farroupilha Gaúcha. Agora em 2010, foi um dos cavalarianos que buscou em Itaqui, cidade da Fronteira Oeste, a chama crioula para os festejos do 20 de Setembro.



A sua participação no programa foi muito comemorada, afinal ele é sem dúvida um dos maiores expoentes da música e cultura gaúcha. E como eu falei no início da reportagem, ele esbanja vitalidade e disposição. Só para se ter uma ideia, a gravação foi realizada após sua apresentação na edição especial de 30 anos da Coxilha Nativista aqui em Cruz Alta, depois de conceder várias entrevistas, reencontrar velhos amigos e tirar muitas fotos, por volta das 11 horas da noite ele chegou ao nosso estúdio para iniciarmos a gravação do Raízes do Sul.