domingo, 13 de dezembro de 2009

José Mendes - Ícone do Regionalismo Brasileiro


A simplicidade do Rio Grande expressada em canções. O amor ao pago e as raízes de uma cultura mantida através da su
a trajetória. José Mendes foi sem dúvida um grande ícone da música gaúcha e referência para novos talentos. Cantor e compositor venceu inúmeras dificuldades até chegar ao auge da sua carreira musical.

Mas antes disso foi preciso vencer a dor da separação de seus pais e se acostumar com outra família. Aos 14 anos ganhou pais adotivos, e logo teve que aprender a lidar com a vida dura de peão estanceiro e tentar driblar as barreiras de um tempo, onde tudo parecia ser ainda mais difícil.


E foi justamente nesta época que seu talento para música acabou sendo despertado, quando ele começou a fazer as suas primeiras serenatas e junto com um amigo, Mendes chegou até a criar uma dupla de música, Irmãos Teixeira. Mas eles não foram muito longe.


O seu primeiro disco demorou a sair, com o empréstimo de 20 mil cruzeiros de um fazendeiro no de 1962, José Mendes gravou seu primeiro LP.

Durante cinco anos ele fez apresentações, viajou pelo Rio Grande do Sul e participou de programas de rádio. Tudo com muitas dificuldades, pouco dinheiro e ainda quase sem repercusão. Mesmo depois de ter sido recusado por duas importantes gravadoras, José Mendes em 1967 consegue gravar seu segundo disco: Pára Pedro, um compacto que fez o maior sucesso tanto no Brasil, como em outros países.


A partir daí, José Mendes emplacou vários sucessos musicais, lançou três filmes baseados em suas canções e viajou o País divulgando as suas composições. Artistas de outros estilos chegaram a gravar suas músicas.

E foi no auge de uma carreira de muito sucesso e com uma trajetória intensa, quando as luzes do palco se apagaram e aquele jovem cantor de grande talento deixou os palcos da música. A vida de José Mendes foi interrompida em um trágico acidente de carro, no ano de 1974.

Mas a sua história e o acervo musical que tão bem ele interpretou, com sua voz forte e seu jeito simples de cantar a vida do homem interiorano, de expressar as raízes do pampa gaúcho e manter viva a tradição do Rio Grande do Sul, tudo isso permanece.

Se passaram 35 anos desde que nos deixou, e José Mendes conseguiu provar através do talento e da conduta de sua trajetória, que "a morte não marca tempo" e a vida de um artista continua enquanto o seu legado perpetuar.

Hoje, seu filho José Mendes Júnior, além de carregar consigo o nome deste grande artista, viaja este imenso Brasil divulgando as obras de seu pai. E assim, deixa viva a memória musical de José Mendes.

6 comentários:

  1. Fiquei emocionado com o programa. Por favor, façam mais programas assim e nós telespectadores, apaixonados pelo Rio Grande do Sul agradecemos.
    Amigos, parabéns! Sugestão: César Passarinho.
    Amadeu Antunes - Piracicaba/sp

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o programa. Quando vão fazer um especial sobre o Jayme Caetano Braun?

    ResponderExcluir
  3. Caro Gabriel!
    Por favor diga quando haverá um programa temático especial sobre Gildo de Freitas, e você poderia fazer um programa sobre as roupas do gaúcho.
    obrigado e sucesso.
    Waldir Santos - São José sc

    ResponderExcluir
  4. Equipe Raízes do Sul! Parabéns pelo profissionalismo que é apresentado o programa. Geralmente, quando falamos em cultura regional, muita gente não leva a sério ou acha que tudo tem que ser braga: sotaque carregado, exagero em roupas, erros de português horríveis e músicas que apesar de estarem encaixadas na cultura regional, nada contribuem.

    E vocês provam ao contrário, que qualidade está relacionada a popularidade, palavras bem colocadas e atrações bem escolhidas e que contribuem para os crescimento intelectual de quem está assistindo ao programa.

    Continuem assim: mostrando o povo gaúcho com boas músicas, o popular na medida certa, conteúdo e o mais importante: surpreendam sempre o telespectador e certamente vocês terão vida longa e irão trazer mais gente para ficar em frente a televisão, para assistir ao Raízes do Sul.
    Sucesso e os mais sinceros votos de felicidades a todos da equipe sem exceção de nenhum, que os sonhos de vocês sejam alcançados, saúde, paz e espírito de amor, solidariedade e respeito.

    Parabéns e estou sempre aqui, na minha casa ligada no blog e na telvisão.

    Nádir Terezinha Neves
    Toledo/Paraná

    ResponderExcluir
  5. A todos do Raízes do Sul,Parabéns!!!
    Se tem algo na vida do qual tenho orgulho é de ser Gaúcha.E na música regionalista nomes como José Mendes,Teixerinha,Gildo de Freitas representam muito a nossa cultura.
    Deixo um grande abraço aos que produzem e apresentam esse maravilhoso programa.
    Desejo a todos e suas famílias um natal com muitas alegrias e um ano novo próspero e com muita saúde.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber de noticias do irmao de jose mendes [roberto mendes]que seguiu a mesma carreira do irmao mas nao estou conseguindo encontra-lo que por concidencia do destino o roberto tem o mesmo tom de voz que o irmao ze mendes,qualquer informaçao que passares desde ja agradeço.

    ResponderExcluir