segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Programa Especial: Outro Pedaço do Rio Grande


O programa Raízes do Sul viaja cerca de 5 mil quilômetros e chega em Manaus, capital do estado do Amazonas e acompanha a Semana Farroupilha dos gaúchos nascidos no Rio Grande do Sul e dos manauaras que adotaram a nossa cultura e a preservam de maneira respeitosa e digna de elogios.


Junto conosco estava o conjunto Fernando & Motta, que através da apresentação no Raízes do Sul foram convidados a participar das atividades da Semana do Gaúcho em Manaus. A jornada foi longa, apresentações em CTG'S ( Centro de Tradição Gaúcha), em clubes, entrevistas com moradores que cultivam a nossa tradição e levam consigo todo o sentimento gaúcho.



Em Manaus conhecemos os principais pontos turísticos da cidade, como o Teatro Amazonas, um dos prédios mais luxuosos construídos com as fortunas da borracha.


Durante a nossa viagem, o que certamente vai ficar na memória é ver, manauaras, assim que chamamos quem nasce em Manaus, cultivando e respeitando a cultura gaúcha. Não pelo simples fato deles apenas dançarem as nossas músicas. Mas por ver e conferir, um povo de uma cultura extremamente diferente, representar o gauchismo da mesma maneira que nós fazemos aqui em nosso Rio Grande.


E de uma simples tarefa em sala de aula no final da década de 70, quando o professor de Educação Artística José Gomes Nogueira, pediu para que seus alunos pesquisassem o folclore brasileiro e um grupo de estudantes resolveu aprender a cultura gaúcha, foi assim que nasceu a tradição riograndense em Manaus, e hoje nós tivemos a satisfação de conferir de perto mais um pedaço do nosso amado Rio Grande do Sul.


Neste domingo, dia 01 de Novembro, o programa Raízes do Sul vai dedicar espaço para que o Brasil conheça a cultura gaúcha, só que fora dos nossos pampas - em um lugar no extremo do nosso território, a 5 mil quilômetros de distância.
Confira a reportagem especial neste domingo no programa, a partir das 9 horas para todo o País. Contamos com sua audiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário