sábado, 31 de outubro de 2009

Quem você gostaria de ver no programa!



Deixe a sua sugestão de atração no Raízes do Sul. Quem você gostaria de assistir em nosso programa? Escreva aqui neste espaço o nome do arti
sta, instrumentista ou grupo musical que você gostaria de ver no Raízes.


Além disso, escreva aqui também qual atração já apresentada você gostaria de ver publicada em nosso blog. Deixe seu recado, o seu pedido que em breve nós iremos disponibilizar o vídeo para você assistir.

Participe! Estamos esperando
a sua sugestão.




Mais Raízes do Sul


Amigos! Hoje postamos mais vídeos do programa Raízes do Sul. Já participaram vários artistas e aos poucos nós estamos disponibilizando os arquivos. Ao lado esquerdo do blog é só clicar em cima da foto, que o vídeo será aberto. Aproveite! E assistam aos nossos programas postados aqui em nosso blog!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Projeto Acústico No Museu


O projeto "Acústico no Museu", iniciativa do Secretário de Cultura do município de Cruz Alta-RS, Alex Della Méa, é voltado à valorização dos musicistas cruz-altenses, nos seus mais variados gêneros musicais. O 'acústico' se realiza nas terças-feiras, às 20 h, no auditório (sala de música) do Museu Erico Verissimo (sediado na casa onde nasceu o renomado escritor). Vários dos reconhecidos nomes do cenário musical de Cruz Alta já se apresentaram no palco do 'acústico'.
Em recente apresentação, na terça 27/Out (dia oficial do músico), foi a vez de Gabriel Moraes levar sua musicalidade ao evento. Foi uma noite com 'sabor de nativismo', e superlotou o museu. Durante quase duas horas a platéia teve a oportunidade de aplaudir belos temas identificados com a cultura musical do Rio Grande do Sul.


Gabriel teve como convidados 13 talentosos músicos cruz-altenses que se revezaram no acompanhamento e parceria em vocais, com destaque à participação especial de Soninha Alves. O "Acústico no Museu" é veiculado na TV a cabo em Cruz Alta, NET/Canal 16 (TV Câmara), numa produção da Foccus Comunicação.


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mais Bastidores


Amigos! Aqui estão mais fotos dos bastidores do programa, nós estamos postando as fotos aos poucos e todos que participam do programa tem suas fotos publicadas neste espaço. Segue agora fotos com Irmãos Moro.


Na foto parte da equipe do Raízes do Sul e o grupo Irmãos Moro. Eles foram atração no dia 25 de Outubro.


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Programa Especial: Outro Pedaço do Rio Grande


O programa Raízes do Sul viaja cerca de 5 mil quilômetros e chega em Manaus, capital do estado do Amazonas e acompanha a Semana Farroupilha dos gaúchos nascidos no Rio Grande do Sul e dos manauaras que adotaram a nossa cultura e a preservam de maneira respeitosa e digna de elogios.


Junto conosco estava o conjunto Fernando & Motta, que através da apresentação no Raízes do Sul foram convidados a participar das atividades da Semana do Gaúcho em Manaus. A jornada foi longa, apresentações em CTG'S ( Centro de Tradição Gaúcha), em clubes, entrevistas com moradores que cultivam a nossa tradição e levam consigo todo o sentimento gaúcho.



Em Manaus conhecemos os principais pontos turísticos da cidade, como o Teatro Amazonas, um dos prédios mais luxuosos construídos com as fortunas da borracha.


Durante a nossa viagem, o que certamente vai ficar na memória é ver, manauaras, assim que chamamos quem nasce em Manaus, cultivando e respeitando a cultura gaúcha. Não pelo simples fato deles apenas dançarem as nossas músicas. Mas por ver e conferir, um povo de uma cultura extremamente diferente, representar o gauchismo da mesma maneira que nós fazemos aqui em nosso Rio Grande.


E de uma simples tarefa em sala de aula no final da década de 70, quando o professor de Educação Artística José Gomes Nogueira, pediu para que seus alunos pesquisassem o folclore brasileiro e um grupo de estudantes resolveu aprender a cultura gaúcha, foi assim que nasceu a tradição riograndense em Manaus, e hoje nós tivemos a satisfação de conferir de perto mais um pedaço do nosso amado Rio Grande do Sul.


Neste domingo, dia 01 de Novembro, o programa Raízes do Sul vai dedicar espaço para que o Brasil conheça a cultura gaúcha, só que fora dos nossos pampas - em um lugar no extremo do nosso território, a 5 mil quilômetros de distância.
Confira a reportagem especial neste domingo no programa, a partir das 9 horas para todo o País. Contamos com sua audiência!

sábado, 24 de outubro de 2009

Sua Mensagem


Ajude a produção do programa com sugestões de atrações, críticas, elogios ou simplesmente deixe seu recado aqui em nosso blog. Como sempre falamos, a sua participação é fundamental para o crescimento do Raízes do Sul. Um programa feito aqui do sul para todo esse imenso Brasil.
Esperamos sua mensagem!


Bastidores - Pirisca Grecco



Amigos! Aqui estão fotos dos bastidores da gravação com Pirisca Grecco, que foi uma das atrações do Raízes do Sul deste domingo, 25 de Outubro.

Parte da equipe do programa.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Para Recordar


Para recordar, nossos seguidores no blog vão poder conferir uma das primeiras atrações do programa, João Luiz Corrêa, um dos grandes nomes da música gaúcha. Abaixo está o vídeo com a participação do músico. Na ocasião, ele interpretou um grande clássico do nativismo gaúcho: Veterano. Confira!


Raízes do Sul - Domingo 25 de Outubro


Amigos, neste domingo o programa vai apresentar duas atrações: Pirisca Grecco - Jovem cantor nativista e um dos mais premiados em festivais do Rio Grande do Sul, e ainda: Irmãos Moro - Conjunto com longa trajetória no cenário da música gaúcha.

Esperamos a todos, a partir das 9 horas da manhã (horário de Brasília) no Raízes do Sul, com transmissão no Agrocanal.


Coxilha Nativista



Amigos! Como nós publicamos em nosso blog, a nossa querência de Cruz Alta realizou um grande festival de música, a 29ª Coxilha Nativista, evento que acontece na cidade desde 1981. Daqui grandes nomes da música ganham projeção e reconhecimento pelos seus trabalhos.


Gabriel Moraes, apresentador do Raízes do Sul como já havíamos publicado aqui, ganhou o terceiro e segundo lugar no Festival, durante a fase local. Segue agora fotos da apresentação da música.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Reconhecimento


Amigos! Na última semana, Gabriel Moraes apresentador do programa participou da Coxilha Nativista - Festival de música que completou 29 anos, e considerado um dos maiores eventos do gênero no Rio Grande do Sul.

Gabriel interpretou duas composições e recebeu o troféu de segundo e terceiro lugar, na categoria Fase local. Confira abaixo a composição: Pra Parceriar Uma Milonga - letra de Shaka Guerreiro e interpretação de Gabriel Moraes e Leonardo Diaz Morales.

Clique no link abaixo e veja o vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=QeLOBofcWt4

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Agradecimentos


Amigos do nosso blog! Queremos agradecer a todos que acessam diariamente este espaço dedicado ao programa Raízes do Sul e buscam no blog informações da cultura gaúcha. Nos próximos dias, vamos publicar textos, músicas e vídeos referentes a cultura rio-grandense.

Por isso, a sua participação é importante. Através do blog do programa você pode interagir deixando seu recado, sugestão ou informar qual atração você gostaria de assistir no Raízes do Sul.

Nós vamos esperar o seu recado, mas não esqueça de deixar nome e cidade. E desde já, agradecemos os acessos no blog, a sua companhia aos domingos no Agrocanal e as manifestações de incentivo ao Raízes do Sul.

domingo, 4 de outubro de 2009

América Latina em Luto


A América Latina acordou neste domingo em luto. Uma das mais importantes e conhecidas artistas da música regionalista latino-americana, e a mais famosa artista argentina depois de Carlos Gardel e Astor Piazzolla, Mercedes Sosa faleceu aos 74 anos de idade. A cantora do país vizinho morreu em consequência de uma doença hepática complicada por problemas respiratórios.

Nascida na cidade de San Miguel de Tucumán em 1935, Mercedes teve uma atuação marcante durante a ditadura militar argentina, entre 1976 e 1983 e acabou exilada na Europa. Apelidada carinhosamente de "La Negra" por causa da cor de sua pele, ela ficou fora de cena por algum tempo anos atrás por um problema de saúde, mas retornou em 2005.

O programa Raízes do Sul que valoriza a cultura regional também fica triste com a morte desta grande cantora e aqui neste espaço singelo deixa a nossa homenagem.

Justicativa


Amigos que acessam nosso blog! Neste domingo 04 de Outubro, foi reapresentado o programa com Marines Siqueira em função de um problema técnico. Mas a próxima edição do Raízes do Sul será especial, vamos ter a participação especial de um grupo com mais de 40 anos de carreira.

sábado, 3 de outubro de 2009

Nativismo


Como nós ressaltamos aqui no blog, a nossa querência de Cruz Alta realiza a 29ª Coxilha Nativista. Um dos mais importantes eventos de música nativista gaúcha. Na postagem abaixo está um video que conta um pouco da história do festival. Para os amigos, que queiram assistir a nossa Coxilha podem acessar: www.camaracruzalta.rs.gov.br e clicar no link TV Câmara.


O evento começa a partir das 20 horas (horário de Brasília), prestigie a nossa música.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Video Coxilha Nativista


Amigos! A partir de hoje a nossa querência de Cruz Alta, começa a evidenciar o nativismo gaúcho. Isso por que a cidade vai realizar até domingo a Coxilha Nativista, festival de música gaúcha que traz nas canções todo o sentimento rio-grandense.
Neste video abaixo, está um pouco da história do evento que este ano completa 29 edições.