domingo, 17 de outubro de 2010

O mago da gaita ponto


Toques precisos e ao mesmo tempo suaves, uma habilidade única na medida em que sua timidez comparável ao de guri iniciante vai aos poucos se dissolvendo junto a cada nota. Estamos referindo-se ao Mago da Gaita, Renato Borghetti.



Dono de um talento incomparável, ele viaja pelo mundo com sua gaita ponto e conquista admiradores de um instrumento folclórico e símbolo do Rio Grande do Sul. Borghettinho assim chamado pelos gaúchos, começou na música aos dez anos de idade, quando na ocasião ganhou do seu pai uma gaita ponto e a partir deste momento não parou mais.



Em 1984, aos 21 anos, gravou seu primeiro disco denominado Gaita Ponto, e atingiu um feito histórico: o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar um disco de ouro, vendeu mais de 100 mil cópias.

Ao longo de sua carreira lançou mais de 20 discos e já se apresentou em: Paris, Nova Iorque, Suíça, Alemanha, Holanda, Áustria e muitos outros, além de viajar de norte a sul o Brasil.

"A música é universal. Onde eu vou estou sempre bem acompanhado, a minha gaita" ressalta.

A gravação no Raízes do Sul durou cerca de 40 minutos, tempo suficiente para todos apreciarem a beleza de cada som da sua gaita ponto branca. Leveza, calma e tranquilidade marcam a apresentação de Renato Borghetti no programa.




Logo que saiu do estúdio, ele foi surpreendido com imagens de uma de suas primeiras apresentações, em 1980, durante a Coxilha Nativista de número 01 em Cruz Alta. "Filho vem cá, olha isso, eu jamais imaginaria rever essa apresentação. Eu tinha recém completado 17 anos." emocionado ao assistir a gravação da música: Bailanta do Tio Flor, onde participou ao lado de Élton Saldanha e João de Almeida Neto.

Borghettinho até o final deste ano irá fazer apresentações aqui no Brasil e a partir de março de 2011 começará uma nova turnê pela Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário