Um verdadeiro símbolo da cultura gaúcha. Aos 77 anos de idade, Telmo de Lima Freitas esbanja vitalidade e disposição para conversar. Tio Telmo, assim chamado pelos seus companheiros de trabalho e também admiradores da sua obra, dedica mais da metade da sua vida a pesquisar à nossa cultura.
"Eu sempre gostei do universo gaúcho, afinal foi aqui onde eu nasci e por isso tenho o dever de saber e procurar sobre o nosso povo" ressalta.
De lá para cá não parou, gravou mais discos e participou de inúmeros Festivais de Música, e compôs grandes clássicos do cancioneiro gaúcho: Esquilador - premiado em 1979 com o troféu Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa de Uruguiana. "A Califórnia foi o primeiro festival da nossa música para o grande público, participei das primeiras 11 edições. Os Festivais têm um papel fundamental para o músico: ele projeta, divulga e abriga a nossa obra" afirma.
Quem pensa que a idade é algum empecilho para Tio Telmo, se enganou, ele procura participar de eventos e desfiles farroupilhas. Em 2009, ele foi convidado para ser Patrono da Semana Farroupilha Gaúcha. Agora em 2010, foi um dos cavalarianos que buscou em Itaqui, cidade da Fronteira Oeste, a chama crioula para os festejos do 20 de Setembro.
A sua participação no programa foi muito comemorada, afinal ele é sem dúvida um dos maiores expoentes da música e cultura gaúcha. E como eu falei no início da reportagem, ele esbanja vitalidade e disposição. Só para se ter uma ideia, a gravação foi realizada após sua apresentação na edição especial de 30 anos da Coxilha Nativista aqui em Cruz Alta, depois de conceder várias entrevistas, reencontrar velhos amigos e tirar muitas fotos, por volta das 11 horas da noite ele chegou ao nosso estúdio para iniciarmos a gravação do Raízes do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário