segunda-feira, 26 de julho de 2010

30ª Coxilha Nativista - Mostra Histórica conquista o público


Se algo pudesse traduzir a apresentação das canções escolhidas para a Mostra Histórica, seria a palavra emocionante.

Relembrar composições e interpretações que marcaram época no palco da Coxilha Nativista arrancou aplausos e lágrimas do público que lotou o Ginásio Municipal de Esportes. A primeira apresentação do festival não podia ser outra: “Terra Saudade”. Os presentes cantaram em pé, juntamente com os intérpretes Milton Magalhães (compositor da canção), Angelino Rogério e Paulo Goulart, a tão famosa melodia que é entoada por muitos com o hino de Cruz Alta.

A contestada e polêmica “Morocha”, que na 4ª edição da Coxilha dividiu opiniões, desta vez foi unânime: todos se renderam à irreverência de Davi Menezes Jr, que deu um show a parte na interpretação no palco. Munido de um relho, afirmava firmemente que quem manda no mundo são os homens.

Como era de se esperar, o lendário músico nativista Telmo de Lima Freitas levou muitas pessoas às lágrimas. Ele e seus companheiros Osmar Carvalho e Paulinho Pires, o último característico por tocar serrote usando um arco de violino, trouxeram novamente para o festival a canção “Faz de Conta”.


Nem mesmo a idade avançada tirou de “Tio Telmo” mudou a maneira singular de interpretar suas próprias composições. A combinação com o tom melancólico do som do serrote fez com que muitos se emocionassem em escutar novamente a música que fez sucesso na 2ª Coxilha Nativista.

E olha que o festival está apenas começando. Ainda temos mais duas noites da Mostra Histórica antes das fases competitivas, que iniciam dia 28 de julho. Acompanhe na TV Câmara a cobertura da 30ª Coxilha Nativista. Estamos transmitindo a reprise das noites anteriores a partir das 14 horas.

Um comentário:

  1. Os intérpretes de TERRA SAUDADE foram - Milton Magalhães, Angelino Rogério e Paulinho REIS(o mesmo que interpretou a "Véia do cinco pila" em Repartindo a Tarecama, música mais popular da 27ª Coxilha)

    ResponderExcluir