quarta-feira, 21 de julho de 2010

Coxilha Nativista - 30 anos cultivando a história do Nativismo


O nativismo expressa o sentimento de amor à terra natal, ao pago, ao chão que o gaúcho pisa. E faz parte de um segmento do tradicionalismo, fundamentado em toda sua antologia e está manifestado principalmente no que se refere as músicas, onde artistas expressam através das canções todo o seu orgulho e amor ao Rio Grande do Sul.



Luiz Carlos Borges - Diálogo Antes da Morte - 1985

É justamente com esse espírito nativista, que tem como virtude a exaltação da natureza no cenário rio-grandense, onde símbolos como o cavalo, o chimarrão e o próprio gáucho, que fez surgir em 1981, a primeira edição da Coxilha Nativista de Cruz Alta, um dos principais eventos de música do gênero.
Pelo palco do festival já passaram grandes nomes da cultura gaúcha: Luiz Carlos Borges, Élton Saldanha, Miguel Marques, Nenito Sarturi, Wilson Paim, Maria Luiza Benites e muitos outros artistas. Além disso, a cada edição novos intérpretes, compositores e instrumentistas são projetados.



Maria Luiza Benites - Açude - 1990

Esse ano ela completa 30 edições e irá comemorar com uma programação diferenciada. Serão oito noites de evento, sendo que nas quatro primeiras terá uma Mostra Histórica com apresentações de 40 músicas que retornam ao palco do festival. E nas demais noites acontece as eliminatórias.


Leonardo Paim - O Meu Silêncio Tem Voz - 2009

Coxilha Nativista: De 24 a 31 de Julho de 2010
Local: Ginásio Municipal de Esportes - Horário: 20h e 30 min.
Informações: 55 3322 6595 ou www.coxilhanativista.com.br

Um comentário:

  1. buenas raizes do sul um abraço Gabriel deste gauderio cruzaltence da faz 13ouro na divisa da Bolívia que assiste teu programa todos os domingos ass:Carlos Fagundes

    ResponderExcluir