quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cruz Alta 189 anos


18 de Agosto uma data especial para Cruz Alta. Afinal, neste dia ela completa 189 anos de fundação e têm muitos motivos para comemorar. O município foi o maior do Rio Grande do Sul e daqui muitas outras cidades nasceram, um total de 219.


O município foi extremamente importante para a história do nosso estado. Ele participou dos principais fatos políticos, militares, econômicos e também religiosos. Cruz Alta que surgiu pelas mãos jesuíticas, vivenciou o ciclo do tropeirismo e consolidou-se como Pouso dos Tropeiros. Durante a Revolução de 1893 foi apelidado de "Ninho dos Pica-paus", e aqui a prática da degola neste período foi mais intensa. Já na Revolução de 1923 teve forte atuação.

O município fica na região noroeste e tem uma importante localização estratégica para o escoamento da produção agrícola e tráfego de mercadorias através de um tronco rodo-ferroviária, com a presença de um Porto Seco.




Cidade colonizada por portugueses, espanhóis, paulistas e paranaenses é conhecida pela hospitalidade do seu povo e por ser a terra de grandes nomes: Érico Veríssimo, Senado Pinheiro Machado, General Firmino de Paula e Júlio de Castilhos.

É nesta querência de um povo acolhedor, trabalhador e que cultua firmemente a tradição gaúcha, é que está a de base gravações do programa Raízes do Sul. É daqui de Cruz Alta, que projetamos os nossos usos e costumes para todo o Brasil e mais 5 municípios vizinhos.

Parabéns Cruz Alta!
Cidade com a marca e autenticidade do nosso amado Rio Grande do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário